quinta-feira, 10 de setembro de 2009

São Raimundo de Peñafort, fundador dos Canonistas

De nobre família catalã, foi muito reputado pelos conhecimentos de Direito Canônico e se celebrizou pela santidade e pelos milagres que praticava. Fundou com São Pedro Nolasco a Ordem das Mercês, para a libertação dos cativos. Ingressou na Ordem dominicana, da qual foi o Superior.

Nasceu na Catalunha em 1175 numa família de cavaleiros do Reino de Aragão, tornando-se aos vinte anos professor de filosofia. Aos trinta e cinco anos foi para a Universidade de Bolonha especializar-se em direito, do qual tornou-se posteriormente exímio professor, destacando-se não somente por sua competência, mas por sua santidade de vida e por ter recusado sempre pagamento pelas aulas que ministrava.

Chamado pelo seu bispo, retornou a Barcelona, onde recebeu o título de cônego, prestando relevantes serviços naquela diocese. Aos quarenta e sete anos ingressou na Ordem dos Pregadores (Dominicanos) da qual se tornou, posteriormente, Mestre Geral (1238). Entre as suas produções de cunho jurídico encontram-se a Summa Iuris e a Summa Raymundi ou Summa de Casibus (a dos penitenciais). Chamado a Roma pelo Papa Gregório IX, como teólogo da Câmara Apostólica, juiz do Tribunal Pontifício e penitenciário-mor, cuidou das primeiras redações do direito eclesiástico (Liber extra ou decretais de Gregório IX - 1234) sendo essa, uma das cinco coleções do Corpus Iuris Canonici. Escreveu a pedido de São Pedro Nolasco, de quem foi diretor espiritual, a Regra da Ordem das Mercês (Mercedários), tendo pedido a Santo Tomás de Aquino que escrevesse a Summa Contra Gentiles (ou Summa de Veritate Catholica Fidei).
Preocupou-se em fundar escolas de línguas onde os missionários aprenderiam o hebraico e o árabe necessários à evangelização de judeus e muçulmanos. O decurso de sua peregrinação terrestre se deu, após longa enfermidade, na qual testemunhou o sentido do sofrimento cristão, no dia 06 de janeiro de 1275, e sua memória é celebrada no calendário da Igreja Ritual Latina no dia 07 de janeiro, depois de ter sido canonizado pelo Papa Clemente VIII em 1601.

Fonte: D. Hugo da Silva Cavalcante, OSB, in: http://www.infosbc.org.br/

Oração a São Raimundo

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Raimundo de Peñafort anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fr. Ivo! Parabéns pela iniciativa! Um excelente instrumento de comunicação em tempos modernos! Sucesso! Fr. Djalmo

Anônimo disse...

PEÇO SAUDE E PROTEÇÃO PRA MIM E MINHA FILHA DRIELLE MORAES,PEÇO PELOS NOSSOS DESEJOS E SONHOS,PEÇO PELAS NOSSAS VIDAS MATERIAL,FISICA,ESPIRITUAL E SENTIMENTAL ,AGRADEÇO PELAS GRAÇAS JA ALCANÇADAS,AMÉM ,LUCIENE MORAES.